Comissão Organizadora

 

BERNARDO BARROS OLIVEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Professor de Filosofia na Universidade Federal Fluminense. Seu principal interesse de pesquisa tem sido um diálogo entre o campo da ficção e sua recepção, com apoio em autores como Benjamin, Ricoeur, e mais recentemente Freud. É autor de diversos artigos sobre o tema, e do livro Olhar e narrativa: leituras benjaminianas.

CÍNTIA VIEIRA DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Graduada, mestre e doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, com período sanduíche na École Normale Supérieure-Lettres et Sciences Humaines (ENS-LSH), em Lyon, França. Desenvolveu pesquisa em torno da dança em estágio pós-doutoral no programa de pós-graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo. Professora associada do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisa o corpo como questão filosófica, a relação entre corpo e imagem em suas implicações estéticas, ético-políticas e epistemológicas, tendo como principais referências Deleuze, Espinosa e, mais recentemente, Paul B. Preciado. Autora dos livros Corpo e pensamento: alianças conceituais entre Deleuze e Espinosa e Devires filosofantes. Presidenta da Associação Brasileira de Estética.

FERNANDA PROENÇA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Graduação em filosofia pela Universidade de São Paulo e mestrado em filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é doutoranda em filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista CAPES. Atua na área de estética, com ênfase em Theodor Adorno e questões contemporâneas concernentes ao museu e ao exercício curatorial. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Estética.

MARCELA OLIVEIRA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutora em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora Adjunta do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua nas áreas de estética, filosofia da arte e filosofia contemporânea, com ênfase de pesquisa em Walter Benjamin e na relação entre teoria, literatura e teatro. É integrante do Grupo de Trabalho em Estética na ANPOF. Autora do livro Teatro da espera: Beckett e a ruína do drama (7Letras, 2018).

PEDRO DUARTE
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO

Professor-Doutor da PUC-Rio, onde atua nos PPGs de Filosofia e de História, na Graduação de Filosofia e nas Especializações em Arte e Filosofia e em Escritas Performáticas. Bolsista de Produtividade do CNPq e Pesquisador do Nosso Estado da Faperj. Ocupou, no Pós-doutorado, a Cátedra Fulbright de Estudos Brasileiros na Universidade Emory (EUA, 2020). É autor dos livros “O ensaio como narrativa” (Oca, 2021 – Portugal); “A pandemia e o exílio do mundo” (Bazar do Tempo, 2020); “Tropicália” (Cobogó, 2018); “A palavra modernista: vanguarda e manifesto” (Casa da Palavra, 2014); e “Estio do tempo: Romantismo e estética moderna” (Zahar, 2011). Organizou o livro “Objeto não identificado: Caetano Veloso – 80 anos” (Bazar do Tempo, 2022). Co-autor, roteirista e curador da série de TV “Alegorias do Brasil”, junto com o diretor Murilo Salles (Canal Curta!, 2018). Curador, junto com a escritora Tatiana Salem Levy, da Seção “Arte, Autonomia e Política” da Revista Pessoa (online). Editor da revista “O que nos faz pensar”, do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq sobre “Arte, Autonomia e Política”, do qual é Coordenador no Programa Institucional de Internacionalização da Capes (PRINT).

PEDRO FRANCESCHINI
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Doutorado em filosofia pela Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Ruhr Universität Bochum/Hegel Archiv. Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia. Pesquisa temas da estética e da filosofia moderna, com especial ênfase no Romantismo e no Idealismo alemão, além da investigação de obras literárias. Publicou artigos e capítulos de livro sobre autores como Schiller, Hölderlin e Schelling, e traduziu para o português os escritos estéticos de Herder. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Estética.

PEDRO SÜSSEKIND
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Nascido no Rio de Janeiro em 1973, trabalha na Universidade Federal Fluminense como Professor Associado do Departamento de Filosofia, atuando na área de Estética e Filosofia da Arte. Completou seu Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2005, após um período de pesquisa em Literatura Comparada na Universidade Livre de Berlim. É pesquisador do CNPQ desde 2009 e publicou, além de diversos artigos acadêmicos, os livros Shakespeare, o gênio original (Zahar, 2008) – sobre a recepção de Shakespeare na Alemanha do séc. XVIII –, Teoria do fim da arte (7letras, 2017) e Hamlet e a filosofia (7letras, 2021).

ROSA GABRIELLA DE CASTRO GONÇALVES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Graduação em filosofia pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em filosofia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Arte e História da Arte da Universidade de Stanford. É professora associada do Departamento de História da Arte e Pintura e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais e Filosofia da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora produtividade CNPq e coordenadora do grupo Teoria da Arte Moderna e Contemporânea (UFBA). Em 2016 publicou o livro Kant, Greenberg e a questão do formalismo na arte. Tem experiência na área de artes, com ênfase em fundamentos e crítica das artes. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Estética.

VLADIMIR VIEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Atua nas áreas de estética e filosofia moderna, com ênfase especial sobre a doutrina kantiana, seus precursores e desdobramentos. Publicou artigos sobre autores tais como Kant, Schiller, Schopenhauer, Nietzsche e Hume, e traduziu para o português os ensaios teóricos de Schiller sobre o sublime e a tragédia. Ocupa no momento o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Estética.