A Abre

A Associação Brasileira de Estética (ABRE) é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como meta ampla a promoção da cultura, das artes e da educação. Seus objetivos principais são estimular, fomentar e desenvolver o interesse pela pesquisa acadêmica em estética e filosofia da arte, reunindo investigações sobre a cultura, a história, a natureza, o pensamento, as artes e sua crítica em suas diversas épocas, estilos e manifestações. Para tanto, promove espaços de discussão (congressos, simpósios, seminários e jornadas) nos quais filósofos, artistas e pesquisadores ligados a essas áreas possam construir diálogos, abrir reflexões e trocar experiências nos contextos nacional e internacional.

Após dezesseis anos de atuação em sua sede, na cidade do Rio de Janeiro, foi transferida, em 2006, para o Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte. Desde então, a ABRE se associou à Linha de Pesquisa em Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais e ao Programa de Pós-Graduação em Estética e Filosofia da Arte da Universidade Federal de Ouro Preto.

Dentre as ações exitosas da ABRE destaca-se a realização bienal, desde 1993, do Congresso Internacional de Estética Brasil. Além disso, conquistou a criação da Editora ABRE, responsável pela publicação dos resultados do Congresso Internacional de Estética Brasil, e a inclusão da disciplina “estética” como subárea da área de filosofia junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desde 2018, contando agora com uma diretoria de quatro estados diferentes da federação, a ABRE vem trabalhando na reformulação de sua estrutura administrativa e de sua presença digital, com vistas a consolidar seu papel como instituição de referência para os estudos em estética no Brasil. Para maiores informações consulte o site da instituição no link abaixo.

WEBSITE

http://abrestetica.org.br/